Galeria
laudo de iluminação de emergência: compreenda o que é e saiba quais suas vantagens
O laudo de iluminação de emergência é um documento elaborado por um profissional habilitado e autorizado, que atesta se o sistema de iluminação de emergência instalado em um edifício atende as exigências das normas técnicas e regulamentos de segurança. É um documento que visa garantir a segurança e efetividade do sistema, que é responsável por iluminar as rotas de saída e áreas de segurança em caso de falta de energia elétrica.
Como funciona o laudo de iluminação de emergência?
Primeiramente, o profissional habilitado realiza uma inspeção no local para verificar o estado do sistema e que todos os componentes estão preservados. Após a inspeção, são feitos testes de funcionamento com a energia elétrica ligada e desligada, voltas de emergência, verificação de tempo de acendimento e tempo de autonomia. Nesse momento, o profissional registra tudo que foi visto e o que foi verificado durante os testes. Com todas essas informações, o engenheiro elétrico confere se a luminária tem condições de eficiência de acordo com as normas e regulamentos, além de assinar o documento.
Principais vantagens do laudo de iluminação de emergência
- Garante a segurança dos usuários em caso de falta de energia elétrica;
- Proporciona a efetividade do sistema de iluminação de emergência;
- Evita o compartilhamento de áreas de segurança;
- Auxilia no funcionamento regular das rotas de fuga;
- Preserva a vida das pessoas.
Ter um laudo de iluminação de emergência é de extrema importância para garantir a segurança dos usuários em locais com grande movimentação de pessoas. Para possuir um documento válido, é importante realizar regularmente o recarregamento do sistema e contar com empresas especializadas e competentes, como a Bornhausen Engenharia Elétrica, que pode oferecer serviços de manutenção e projetos elétricos.