Medições de Resistência e Laudos Técnicos de SPDA, conforme ABNT NBR 5419:2015
A sigla SPDA significa Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. Trata-se de um sistema que protege as estruturas comerciais, industriais, agrícolas, administrativas ou residenciais, bem como algumas estruturas especiais, contra as descargas atmosféricas.
Uma descarga atmosférica nada mais é do que uma descarga elétrica constituída de um ou mais impulsos de vários kA. Tem origem atmosférica entre uma nuvem e a terra ou entre nuvens e, além disso, atinge a terra, uma estrutura ou o sistema de proteção contra descargas atmosféricas no denominado ponto de impacto.
A parte do SPDA externo destinada a conduzir e a dispersar a corrente de descarga atmosférica na terra chamada subsistema de aterramento, o qual pode também estar embutido na estrutura.
Algumas propriedades do SPDA, tais como o tipo e o posicionamento, devem ser estudadas cuidadosamente no estágio de projeto da edificação, uma vez que se pode tirar o máximo proveito dos elementos condutores da própria estrutura. Isto facilita o projeto e a construção de uma instalação integrada, permite melhorar o aspecto estético, aumentar a eficiência do SPDA e minimizar custos.
O Laudo do SPDA é o relatório das inspeções e medições do sistema de aterramento elétrico e do sistema de para-raios, segundo a norma NBR 5419.
São realizadas inspeções dos sub sistemas do SPDA, verificando as conexões, a integridade física dos componentes, a conformidade com o projeto, a conformidade com a norma, o estado das malhas, dos captores, descidas, etc.
São realizadas também medições de resistência de terra em diversos pontos e medições de continuidade das malhas e cabos de equipotencialização.
São realizadas medições nas estruturas a serem protegidas com a finalidade de se medir a resistividade da estrutura com um instrumento específico para tal, e assim possibilitar a utilização das estruturas como descidas para o SPDA, conforme norma NBR 5419.
A medição da resistividade e estratificação do solo, é um dado fundamental exigido na NBR 5419 para elaboração dos projetos de SPDA. É a característica do solo que vai determinar a sua resistência em baixas frequências ou a sua impedância sob impulso é a sua resistividade, que pode ser definida como a resistência entre faces opostas de um cubo de aresta unitária construído com material retirado do local.
O procedimento adotado pela ABNT para medição da resistividade do solo é o método de wenner, através de um terrômetro de boa qualidade e precisão aferido pelo IMMETRO.
A ausência deste relatório, impede a execução dos projetos com qualidade, segurança e contraria as normas técnicas e as boas práticas de instalação. Não podemos definir uma malha der aterramento sem conhecer os valores de resistividade do solo.